Atenção: onze sinais de que você precisa de mais cálcio

O cálcio é um mineral fundamental para estabilizar a pressão sanguínea e para criar ossos e dentes saudáveis. A maior parte do cálcio fica armazenada nos ossos. À medida que envelhecemos, eles ficam menos densos, o que significa que temos que aumentar o consumo diário de cálcio. Em geral, as mulheres precisam se preocupar com isso mais cedo do que os homens - o que é ainda mais importante com a chegada da menopausa.
Há diferentes causas para a deficiência de cálcio: baixos níveis de vitamina D dificultam sua absorção pelo corpo, enquanto altos níveis de potássio podem fazer com que o corpo queime o mineral mais rápido. Alguns medicamentos interferem nos níveis de cálcio, especialmente aqueles que substituem os hormônios da tireoide. A deficiência de cálcio ocorre em um período estendido de tempo, porque o corpo o retira diretamente dos ossos para manter os níveis desse mineral estáveis. Isso significa que a falta prolongada de cálcio pode ter consequências graves. Veja os sintomas a seguir.
Anúncio
1) Câimbras musculares. Elas ocorrem principalmente nas costas e nas pernas.
PR Image Factory / Shutterstock
2) Espasmos musculares. As câimbras podem evoluir para espasmos porque o cálcio tem um papel importante na contração dos músculos. Em casos mais graves, isso pode até mesmo causar convulsões em pessoas até então saudáveis.
michaelheim / Shutterstock
3) Parestesia. Parestesias são diversos sintomas relacionados ao sistema nervoso, que podem ser causados pela falta de cálcio. Elas incluem formigamento, dormência, tremores musculares, confusão, alucinações e problemas de tato. Se você notar qualquer desses sintomas, busque atendimento médico imediatamente.
 Shidlovski / Shutterstock
4) Mudanças de humor. Essas mudanças podem incluir irritabilidade, depressão e alterações na personalidade.
 favorita1987 / Shutterstock
5) Insônia. O cálcio está relacionado ao sono: os níveis do mineral aumentam e diminuem enquanto dormimos. Estudos concluíram que a dificuldade para dormir profundamente está relacionada à deficiência de cálcio e os ciclos do sono podem se normalizar quando o mineral não está em falta no corpo. Isso pode se dar, em parte, devido ao papel do cálcio na criação de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir.
 Marcos Mesa Sam Wordley / Shutterstock
6) Unhas fracas e quebradiças. A deficiência de cálcio também pode causar unhas fracas, quebradiças e ressecadas. O mesmo ocorre com o cabelo e com a pele. Evite que suas unhas quebrem com esses remédios caseiros contra unhas fracas.
 Vitezslav Malina / Shutterstock
7. Ossos fracos. O cálcio afeta diretamente a densidade dos ossos. Baixos níveis de cálcio aumentam o risco de osteoporose e de fraturas.
 Orawan Pattarawimonchai / Shutterstock
8) Dificuldade para engolir. Pode parecer estranho, mas isso tem a ver com as contrações musculares que citamos antes. Também podem ocorrer alterações na voz, normalmente por conta de espasmos na laringe.
 Studio KIWI / Shutterstock
9) Dificuldade para perder peso. Primeiro, temos que dizer que isso pode estar relacionado a diversos outros problemas de saúde e de estilo de vida, mas também está ligado a baixos níveis de cálcio. Estudos demonstraram que o cálcio armazenado nas células de gordura ajuda a regular a gordura corporal. As células que contêm mais cálcio queimam mais gordura.
 Yuriy Maksymiv / Shutterstock
10) Dores de dente. A maior parte do cálcio do corpo fica nos ossos e nos dentes. Assim, baixos níveis de cálcio estão associados a dores e outros problemas nos dentes.
 puhhha / Shutterstock
11) Hipocalcemia neonatal. Isso acontece com bebês alguns dias depois do nascimento. Seus sintomas são inquietude, problemas na alimentação, respiração lenta e batimentos cardíacos acelerados. Trate-se de uma emergência que requer atenção médica imediata.
polinaloves / Shutterstock
Infelizmente, quando notamos os sintomas da falta de cálcio, o corpo já ficou tempo demais sem o mineral. Fale com seu médico para saber a melhor maneira de repôr o cálcio. Enquanto isso, você pode incluir mais alimentos ricos nesse mineral na sua dieta, tais como peixes gordos (por exemplo, salmão ou atum), suco de laranja com adição de nutrientes, leite com adição de nutrientes e ovos. Também é importante manter níveis saudáveis de vitamina D para que o corpo possa continuar absorvendo o cálcio de maneira eficaz. Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente!
Anúncio
RemedyDaily.com does not give medical advice, diagnosis, or treatment.