Sinais importantes e às vezes ignorados da falta de vitamina B12

De todas as deficiências mais comuns de vitaminas, a falta de vitamina B12 é uma das mais perigosas. Ela é fundamental para tarefas importantes, como produzir DNA e hemácias e ajudar o sistema nervoso a funcionar como deve. Apesar da importância, o corpo não a produz naturalmente. Dependemos dos alimentos para obter vitamina B12 o bastante para manter a saúde.
Se você sofre de doença de Crohn, doença celíaca ou de alguma síndrome autoimune, como doença de Graves ou lúpus, seu médico provavelmente já falou sobre os perigos da deficiência de vitamina B12. Mas não são apenas aqueles que sofrem dessas doenças que devem se preocupar. Veganos e vegetarianos, bem como pessoas com mais de 50 anos são particularmente sensíveis a este tipo de anemia. Saiba se você tem deficiência de vitamina B12: 
Anúncio
1. Pele pálida e amarelada. Quando são destruídas, as hemácias produzem bilirrubina, o que causa icterícia.
Shutterstock
2. Dormência e formigamento. A deficiência de vitamina B12 tem efeito direto nos nervos. Dormência, formigamento, tremores e problemas de equilíbrio podem indicar baixos níveis de vitamina B12.
Shutterstock
3. Mudanças de humor. A mesma deficiência que causa dormência e formigamento também pode afetar o humor. Ansiedade, depressão e oscilações extremas podem sinalizar falta de vitamina B12, pois ela ajuda na síntese de compostos que ajudam a regular o humor, como a serotonina e a dopamina. Se você sente desânimo, experimente alguns remédios caseiros para melhorar o humor. E, é claro, se esse sentimento durar mais do que duas semanas, procure ajuda de um médico ou psicólogo.
Shutterstock
4. Língua vermelha e lisa. A vitamina B12 pode causar a perda de papilas da língua, o que pode diminuir a capacidade de sentir gostos, fazendo com que comer não seja mais tão prazeroso. Se isso acontecer com você, fale com um médico e peça para verificar seus níveis de vitamina B12.
Remedy Daily
5. Problemas de visão. Em casos mais graves, a falta de vitamina B12 pode danificar o nervo óptico. Isso pode embaçar a visão ou fazer com que ela fique dobrada. Pode haver maior sensibilidade à luz e, em alguns casos, perda de visão.
Shutterstock
6. Queimação nos pés. Danos aos nervos causados pela falta de vitamina B12 podem se manifestar como uma sensação de queimação nos pés. Como a dormência e o formigamento, a sensação começa nos dedos e, se não for tratada, pode se espalhar pelos braços e pernas.
Shutterstock
7. Dificuldade para caminhar. De acordo com a Harvard Health Publications, a falta de vitamina B12 pode causar danos neurológicos que provocam dificuldades para caminhar e perda de equilíbrio. 
Shutterstock
8. Perda de memória. Dificuldades de raciocínio e perda de memória são outros dois sintomas neurológicos da falta de vitamina B12.
Shutterstock
Se você tem mais de 50 anos, adota uma dieta vegetariana ou vegana ou passou por cirurgia bariátrica, fale com seu médico para verificar o nível de vitamina B12.
Anúncio
RemedyDaily.com does not give medical advice, diagnosis, or treatment.