Dez sinais de falta de vitamina D que não podem ser ignorados

Normalmente não pensamos na vitamina D porque ela é uma resposta natural do corpo ao sol. E nem é necessário muito tempo de exposição: especialistas dizem que pessoas com pele clara só precisam colocar os braços e pernas sob a luz solar por cerca de dez minutos por dia para atingir os níveis necessários de vitamina D. Parece fácil, não?
Não é. Desde 2000, novos estudos têm demonstrado um aumento em casos de deficiência de vitamina D. Isso afeta pessoas de todas as idades que usam protetor solar diariamente, mas principalmente os idosos, pois os humanos produzem menos vitamina D quanto mais velhos e, além disso, os idosos tendem a ficar mais tempo dentro de casa. A única forma de verificar a falta de vitamina D é por meio de um exame de sangue, mas há alguns sintomas que podem servir como indicação.
Anúncio
Preste atenção nos seguintes dez sinais:
1) Você fica doente com frequência. Há uma ligação entre a deficiência de vitamina D e o aumento do risco de infecções respiratórias tanto no trato superior quanto no inferior, como a pneumonia, e da incidência de gripes e resfriados. 
Remedy Daily
2) Você sente fadiga. Há muitas causas para o cansaço. A falta de vitamina D pode ser uma delas. Tente tomar um suplemento de vitamina D e verifique se sua energia aumenta.
Remedy Daily
3) Seus ossos doem. Este é um sintoma clássico de falta de vitamina D, especialmente quando aparece junto com a fadiga. A absorção de cálcio pela matriz de colágeno do esqueleto depende da vitamina D.
Remedy Daily
4) Você sofre fraturas frequentes. A vitamina D promove o crescimento dos ossos e a falta dela pode resultar em ossos mais fracos e em um aumento no risco de fraturas. Alguns estudos mostram que em casos de deficiência extrema da vitamina, há o dobro de chances de que uma fratura ocorra.
Remedy Daily
5) Você se sente deprimido. Faz muito tempo que os humanos conhecem a relação entre a luz do sol e a depressão. A vitamina D desempenha um papel fundamental para regular a produção de adrenalina, noradrenalina e dopamina no cérebro. Ela também protege contra a perda de serotonina. Os estudos científicos ainda não são conclusivos, mas têm associado a vitamina D a um aumento de 8 a 14% na incidência de depressão.
6) Você está ganhando peso. Se isso não estiver relacionado à sua dieta ou a outro problema de saúde, o ganho de peso pode estar ligado à falta de vitamina D. Ainda não se sabe exatamente o porquê, mas já se provou a relação entre sua deficiência e o aumento de peso. Da mesma forma, estudos mostraram que suplementação de vitamina D ajuda na perda de peso quando associada à reeducação alimentar e a um programa de exercícios físicos.
Remedy Daily
7) Suas feridas demoram a cicatrizar. A vitamina D é fundamental para formar pele nova durante o processo de cura de feridas. Desempenha, também, um papel importante na luta contra infecções e no controle de inflamações, que podem afetar esse processo.
8) Você tem sudorese excessiva. Pode parecer estranho, mas "suor na cabeça" é um dos primeiros e mais comuns sintomas da falta de vitamina D, especialmente nas crianças. A testa cheia de suor e a incapacidade de regular a temperatura corporal também são comuns nos adultos que sofrem de deficiência de vitamina D. 
Remedy Daily
9) Seus músculos ficam inesperadamente mais fracos... Isso é especialmente relevante para os idosos. Um estudo de Harvard concluiu que adultos tratados com vitamina D têm mais controle muscular e sofrem 20% menos quedas.
10) ...e seus músculos doem. Há evidências de que a falta de vitamina D está ligada a dores musculares. Um estudo indicou que 71% das pessoas com dor muscular crônica sofriam de deficiência de vitamina D. Outro estudo concluiu que crianças sofreram em média 57% menos dores de crescimento após um tratamento com suplementos de vitamina D.
Remedy Daily
Se for identificada cedo e tratada rapidamente, a deficiência de vitamina D não é um problema grave. Basta tomar um pouquinho de sol sem proteção, comer alimentos ricos em vitamina D (como peixes gordos, queijo e ovos) ou tomar suplementos disponíveis em farmácias. Entretanto, como os sintomas são sutis e podem ser confundidos com outros problemas, a falta de vitamina D normalmente não é diagnosticada e os riscos a longo-prazo podem ser significativos. Se você está sofrendo dos sintomas acima ou quer tomar um suplemento de vitamina D, consulte seu médico.
Anúncio
RemedyDaily.com does not give medical advice, diagnosis, or treatment.